No dia 11 de julho, foi instalada oficialmente a Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP) entre o governo Lula e as centrais sindicais que representam os servidores e servidoras públicos federais.
A MNNP tem como objetivo ser um canal de diálogo e de negociações entre o governo e os trabalhadores do serviço público representados na Mesa pelas centrais sindicais. A MNNP estava parada desde 2016 e foi retomada este ano.
O Fonasefe (Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais), em conjunto com o Fonacate (Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas do Estado), apesentaram durante a primeira reunião da Mesa os principais eixos defendidos pelas centrais sindicais:
A partir desses eixos e diante da retomada das negociações na Mesa Nacional de Negociação Permanente, a coordenação do Sintsep Pará, em sua última reunião, indicam uma paralisação de 48h na primeira quinzena de agosto, antes da votação da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) como forma de mobilização dos servidores para as reivindicações colocadas em debate na Mesa Sobre a Campanha Salarial 2024.