Dados da Notícia

Assembleia EBSERH

CHEGA DE ENROLAÇÃO! QUEREMOS UM ÍNDICE DE REAJUSTE SALARIAL JÁ!

Seguindo a mesma estratégia que tem usado para os servidores federais da educação e o funcionalismo federal, o governo Lula TEM adiado as reuniões mais importantes do ACT 2024/2025 que tratam das cláusulas econômicas. Nos dias 10 e 11 de abril houve jornada de lutas nos Estados para exigir negociação e índice de reajuste já! Os servidores federais com razão chamam essas mesas de “enrolação”, onde se reúne e não se decide nada, só adiam as decisões.

Por conta disso, a Assembléia realizada no Hospital Barros Barreto no último dia 11/04 deliberou fazer um dia de luta neste dia 18/04, com panfletagem nos portões e já preparando os trabalhadores e trabalhadoras para uma Assembleia Geral no próximo dia 24 de abril. 

Nossa luta é pela reposição da inflação do período mais ganho real, além de aumento no ticket alimen tação, auxílio creche, dentre outros. Soa estranho que a EBSERH tenha apresentado um índice de 14% aos trabalhadores e nem sequer sabemos do que se trata. Essa versão está sendo divulgada pela Condsef, mas não entra nos detalhes sobre o que a EBSERH está dizendo com esses “14%”.  No site da Condsef (10/04)  se diz apenas isso: “Na última rodada de negociações do ACT, a Ebserh informou que apresentaria uma proposta de índice de 14,07%, mas a Sest (Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais) não deu retorno sobre o percentual apresentado.”

Conhecendo o governo – que não quer nem cumprir o ACT assinado com os Correios – podemos deduzir que se trata do índice da inflação de 3,41% (talvez não toda) e os restante seria dado no ticket alimentação, o que é uma vergonha total, pois seria um reajuste ínfimo dos benefícios. O governo Lula quer nos atrelar ao Arcabouço Fiscal, assim  como tem feitos com os servidores federais. O Arcabouço fiscal prevê reajuste zero para o funcionalismo federal em 2024. O Arcabouço Fiscal nada mais é do que os cortes que o governos faz na Saúde, na Educação e nos investimentos para sobrar dinheiro para bancar os banqueiros, juros e serviços da dívida. 

Esses não entraram no arcabouço fiscal, e o governo paga todo dia cerca de 5 bilhões de reais para esses parasitas. Em menos de um dia de juros e serviços da dívida pública teríamos todas as nossas reivindicações atendidas, daria para implementar a Gratificação de Qualificação para quem tem graduação, especialização, mestrado e doutorado. Mas, o governo só os seus aliados do agronegócio (360 bilhões no orçamento), as emendas do Centrão (os partidos que vivem da corrupção e do toma lá da cá) com 50 bilhões de reais. 

É por isso que não devemos baixar a guarda e se preciso for faremos outra greve contra a proposta rebaixada do governo e a enrolação nas meses de negociação.

VAMOS À LUTA! PELO ACORDO COLETIVO 2024/2025 COM INFLAÇÃO MAIS GANHO REAL!!